Saúde

Não chore nessa pandemia: lágrimas facilitam contágio por coronavírus afirma cientistas

Os olhos são uma grande porta de entrada para o coronavírus e as lágrimas podem facilitar o contágio. É o que aponta um estudo recente realizado pela Universidade Johns Hopkins. Para entender melhor sobre o assunto, o Tarde Nacionalconversou com o médico oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto.

Leôncio explicou que a maior forma de contaminação pela Covid-19 é por perdigotos ou gotículas infectadas, como se existisse um vapor que sai da respiração. Essas gotículas podem entrar em contato com as lágrimas, com o sistema respiratório e aumentar o risco de contágio.

“O que os estudos têm mostrado é que encontraram na lágrima duas enzimas que facilitam a penetração do coronavírus no organismo, é a ACE-2 e a TMPRSS2. Isso explica porque você não pode levar as mãos aos olhos, nariz ou boca, porque pode facilitar a entrada da Covid-19 às nossas células”, informou.

O principal problema é que pessoas mais alérgicas têm maior tendência a coçar os olhos, mas existe uma solução. O médico afirma que o uso de óculos de proteção, ou até mesmo o uso de colírios, pode evitar a coceira ou o hábito de tocar os olhos.

“O óculos de grau, apesar de ter uma abertura lateral, é um anteparo à contaminação ocular. O protetor facial ou face shield pode evitar a contaminação pela gotícula. Para a coceira não existe um colírio que mate o vírus, mas ele pode ser útil para limpar o canal lacrimal de futuras alergias e evitar que você coce os olhos”, afirmou.

O alerta fica para os usuários de lentes de contato que têm maior tendência a coçar os olhos, isso porque as lentes são um corpo estranho para o olho e geram coceiras involuntariamente.

“É preciso ter cuidado com as lentes de contato, a lente de contato sempre acaba facultando você ter uma coceira a mais no olho, a ter uma manipulação ocular maior e mais frequente. Então os usuários de lente precisam ter muito cuidado e se possível optar pelo uso de óculos”, alertou.

A cada dia os cientistas descobrem novas facetas sobre a doença, mas a boa notícia é que a prevenção pode auxiliar no combate ao coronavírus.

“É preciso evitar ao máximo levar a mão, tocar ou coçar os olhos e sempre higienizar muito as mãos, várias vezes ao dia, principalmente antes de tocar as vias aéreas. Sempre ficar atento, dependendo da atividade que tem, usar o EPI de proteção ocular para evitar essa via de contaminação”, ressaltou.

Deixar um comentário

%d blogueiros gostam disto: