Política

O impacto do racismo estrutural na saúde da mulher negra e quilombola é tema de seminário na Câmara Municipal

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) em parceria com a deputada estadual Gleice Jane (PT), a deputada federal Camila Jara (PT) e a Coletiva Sempre Vivas realizam na tarde de hoje (13), o seminário “O impacto do racismo estrutural na saúde da mulher negra e quilombola”. O encontro ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande, a partir das 14 horas.

O objetivo deste seminário é promover uma discussão franca e abrangente sobre as implicações do racismo estrutural na saúde das mulheres negras e quilombolas. Através de uma abordagem interdisciplinar, reuniremos especialistas e profissionais de diversas áreas para explorar os desafios enfrentados por essas comunidades e buscar soluções para a promoção da equidade e igualdade na saúde.

O evento abordará uma variedade de tópicos relevantes, como disparidades de saúde, obstáculos no acesso a cuidados médicos, saúde mental, saúde materno-infantil e os efeitos do racismo na qualidade de vida das mulheres negras e quilombolas. O seminário também proporcionará um espaço para o compartilhamento de experiências e histórias pessoais, dando voz às mulheres negras e quilombolas que enfrentam diariamente os impactos do racismo na sua saúde.

“A Câmara Municipal pela primeira vez vai debater a saúde da mulher negra e quilombola. Essa provocação é muito significativa porque veio do movimento social organizado das mulheres. Então teremos um encontro cheio de simbolismos e que precisa revelar a efetiva situação de tratamento da mulher negra e quilombola na rede de saúde pública sobre vários aspectos, tanto a saúde física, como a saúde mental e outros aspectos da saúde da mulher”, afirma a vereadora.

Esse seminário é o segundo encontro do ciclo de discussões sobre a saúde das mulheres sul-mato-grossenses organizados pelos mandatos das parlamentares. O primeiro foi em maio, na Assembleia Legislativa. O evento emitirá certificado e as inscrições podem ser feitas por meio do link abaixo.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSekBES3EmmrwuCyyDlNXsmkI1c9NC-usGyTMdvkZFwRGyd9tw/viewform

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande.

Deixar um comentário