Governo de MS passa ponto facultativo do servidor para sexta (30); dia 28 terá expediente

Calendário
Com Finados numa segunda-feira, repartições estaduais ficam sem expediente de 30 de outubro a 2 de novembro, exceto serviços essenciais
O Governo de Mato Grosso do Sul mudou a data do ponto facultativo do Dia do Servidor Público estadual: em vez de quarta-feira, 28 de outubro, a folga será na sexta-feira (30). Como o feriado de Finados, em 2 de novembro, cai numa segunda-feira, os servidores do Executivo estadual terão quatro dias seguidos sem expediente, de sexta (30) a segunda (2). O retorno é na terça-feira (3).
A mudança está no Decreto “E” nº 69, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6). No dia 28 de outubro, o expediente será normal nas repartições estaduais.
Quem é afetado
O ponto facultativo vale para os órgãos e entidades da administração direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo estadual. Os serviços essenciais, que não podem ser interrompidos, continuam funcionando. O decreto não trata do comércio nem de empresas privadas: ponto facultativo não é feriado.
Quem precisa resolver algo em órgão estadual nesse período deve se programar para até quinta-feira (29) ou a partir de terça-feira (3). O governo ainda não divulgou como ficará o atendimento em unidades como o Fácil MS e o Detran-MS na sexta (30).
Como fica o calendário
| Data | Situação nas repartições estaduais |
|---|---|
| Quarta-feira, 28/10 | Expediente normal |
| Sexta-feira, 30/10 | Ponto facultativo (Dia do Servidor) |
| Sábado, 31/10, e domingo, 1º/11 | Fim de semana |
| Segunda-feira, 2/11 | Feriado nacional de Finados |
| Terça-feira, 3/11 | Volta do expediente |
Prefeitura de Campo Grande fez o mesmo
A Prefeitura de Campo Grande já havia transferido o ponto facultativo dos servidores municipais para 30 de outubro, em decreto publicado no Diogrande em 10 de setembro. Os serviços essenciais do município também seguem funcionando.
Fontes: Diário Oficial do Estado n. 12.297, de 6/10/2026, p. 4 (Decreto “E” nº 69); Correio do Estado; Capital News (decreto municipal).
Notícias Destaque
Assine nossa newsletter
Fique por dentro das últimas notícias, só preencher abaixo.

