Cidades

Prefeitura de Campo Grande volta atrás e libera festas e eventos esportivos

Foto: Divulgação/PMCG

A Prefeitura de Campo Grande voltou atrás e republicou o decreto n. 14.551, de 4 de dezembro de 2020, que determina medidas para conter o avanço da covid-19 na cidade. Em ‘correção’ feita nesta segunda-feira (7), foi excluído o item que proibia festas, reuniões e eventos esportivos.

A mudança nas regras aconteceu após reunião do prefeito Marquinhos Trad (PSD) com profissionais do setor de festas, eventos e funcionários de bares e restaurantes, que protestaram no Paço Municipal contra as medidas restritivas estabelecidas na sexta-feira (4).

O secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, justificou a ‘correção’ no decreto: “Nunca houve qualquer proibição de se realizar os eventos. O decreto apenas estabeleceu parâmetros e regras que o setor deve seguir. O objetivo deste e dos decretos anteriores é levar segurança para aqueles que irão participar destes eventos, evitando assim o contágio e propagação da Covid-19”.

No entanto, a regra constante no decreto publicado na sexta-feira era bastante clara: estava determinada “a proibição de festas, eventos e reuniões de qualquer natureza que gerem aglomeração de pessoas, inclusive eventos esportivos e campeonatos, bem como do compartilhamento de objetos, inclusive narguilés e tererés”.

Veja como era antes:

E como ficou:

O item que tratava das proibições de festas e eventos foi excluído.

Desta forma, os eventos sociais podem ser realizados desde que seja respeitado o limite que autoriza a ocupação de 40% da capacidade do local, que sejam apresentados os planos com as medidas de biossegurança, além de respeitar o horário do toque de recolher.

Demais regras continuam

Sem outras alterações, começam nesta segunda-feira (7) as novas medidas para tentar controlar o contágio de covid-19 em Campo Grande.

Diante do cenário de aumento dos casos e redução dos leitos disponíveis, o toque de recolher acontecerá das 22 às 5 da manhã, período em que também será autorizada a comercialização, mas por meio de “delivery”.

A prefeitura também estabeleceu novo limite de ocupação nos estabelecimentos comerciais, que passa de 50% para 40%.

O comércio, no Centro de Campo Grande, funcionará até as 21 horas, e não as 22h, como ocorre normalmente no final do ano. Os shoppings estarão abertos das 10 às 22 horas.

Os passes gratuitos para estudantes e idosos estão suspensos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: