CidadesEsportePolítica

Projeto de lei que prevê paridade de gênero no esporte é aprovado em MS

Enquanto as vozes das mulheres de Mato Grosso do Sul começaram a ecoar mais fortes pelas ruas de Brasília (DF) na abertura da edição 2023 da Marcha das Margaridas, PL (Projeto de Lei) da deputada estadual Gleice Jane (PT) que prevê paridade de gênero na distribuição de recursos esportivos foi aprovado em primeira votação na ALEMS (Assembleia Legislativa de MS). 

“É simbólico para nós que estamos aqui na luta por igualdade, pois traduz nosso esforço pela criação de políticas públicas que irão de fato garantir essa igualdade para as jovens e jovens e as próximas gerações em nosso Estado”, afirmou a parlamentar, que participou da sessão legislativa de forma remota nesta terça-feira (15). 

Pelo PL n.º 198/2023, que agora irá à segunda votação, deverá ser assegurada a paridade nos investimentos esportivos para que todas as atletas e os atletas em MS tenham acesso aos recursos e consigam seguir em quaisquer esportes que desejarem.

Professora, a deputada Gleice Jane ressalta a importância dessa iniciativa para a juventude, especialmente nas escolas. “É imprescindível que todos os gêneros tenham acesso equitativo às oportunidades. Nossa proposta visa não apenas nivelar o campo de jogo, mas também inspirar futuros atletas a perseguir seus sonhos independentemente de gênero, garantindo que em modalidades predominantemente masculinas haja pelo menos 30% de investimento nas atletas e vice-versa em relação a modalidades com maioria feminina”, exemplifica.

Deixar um comentário