Cidades

Sem diálogo com reitoria da UFMS, estudantes ocupam sala do DCE

O pós-carnaval teve um gosto amargo para os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Na quarta-feira de cinzas eles se depararam com as portas do Diretório Central dos Estudantes (DCE) com as fechaduras trocadas, impossibilitando o acesso. O que parecia uma queda de braços perdida com a Reitoria teve uma reviravolta nesta quarta-feira, quando os alunos decidiram ocupar o espaço.

O imbróglio começou no dia 26 de fevereiro, quando a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos da universidade notificou o DCE de que a sala seria retomada em um prazo de 48 horas. Segundo os estudantes, porém, uma resolução de 2015 afirma que esta notificação deve ser feita com 30 dias de antecedência, cuja data final não seria na quarta-feira de cinzas. Eles reclamam da falta de diálogo com a reitoria.

Advogado do movimento Gialyson Correa explica que a ocupação foi pacífica. (Foto: Ítalo Zikemura)

O advogado do movimento Gialyson Corrêa explicou que a medida a ser tomada a partir de agora é entrar com um mandado de segurança. Segundo ele, a ocupação do local, que foi feita de forma pacífica e sem depredação do espaço, continua sem data para terminar, enquanto aguardam uma resposta da universidade.

O movimento tenta agora arrecadar materiais básicos para os estudantes que permanecem na ocupação, como cobertores, colchonetes e alimentos de fácil preparo. As doações podem ser entregues na sede do DCE.

Importância do local

O local onde está localizado o DCE fica no corredor central da UFMS, próximo a agencias bancárias. Segundo os alunos, já são mais de 30 anos ali, por isso a importância histórica de permanecerem.

Os estudantes reclamam que móveis foram retirados sem autorização e mudados para uma nova sala, de tamanho menor, que deverá abrigar o diretório. O antigo espaço, segundo informado, será utilizado como uma sala de acolhimento de alunos de ações afirmativas.

Não conseguimos contato com a assessoria da UFMS até a publicação desta matéria.

Matéria atualizada às 8h20 para acréscimo de informações.

Deixar um comentário

%d blogueiros gostam disto: