Cultura

Semana Nacional de Museus começa na próxima segunda com programação virtual

Devido à necessidade de quarentena para preservar o contágio com a pandemia do novo corona vírus, a Semana Nacional de Museus, que é realizada todo ano, desta vez terá programação totalmente virtual. O tema deste ano é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

O início da programação será na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, e as atividades serão encerradas no dia 25 deste mês. Serão seis dias de eventos transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Fundação de Cultura: Facebook e Instagram.

A Semana Nacional de Museus é um evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), cuja organização e coordenação em nível estadual fica à cargo do Sistema Estadual de Museus de MS. O Sistema é ligado à Fundação de Cultura de MS e agrega os diversos museus instalados no Estado de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com estas instituições, buscando parcerias e prestando assessoria técnica nesta área. As instituições presentes no estado são ligadas ao setor publico (federal, estadual e municipal), além de universidades e associações privadas.

O evento ocorre no mesmo período previsto antes da pandemia, com várias ações simultâneas acontecendo pelos museus instalados em MS. Cumprindo as orientações da OMS e do Governo do Estado de MS, as ações serão realizadas pelo meio virtual, evitando assim aglomerações e mantendo o isolamento social, uma das formas mais efetivas de prevenção ao contágio do COVID-19.

As ações serão realizadas sob coordenação do Sistema Estadual de Museus de MS, com a participação de vários museus e instituições públicas e privadas do Estado: Arquivo Público Estadual de MS; Museu da Imagem e do Som – MIS; Museu de Arte Contemporânea – MARCO; Museu de Arqueologia – MuArq/UFMS; Museu das Culturas Dom Bosco – MCDB/UCDB; Museu José Antônio Pereira; Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – SubRacial/MS; Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena – SPPPI/MS; Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT – SubLGBT/MS; Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e Fertel.

A Semana Nacional dos Museus acontece em celebração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio, desde 1977. No último ano, cerca de 37.000 museus, de mais de 150 países, participaram do Dia Internacional de Museus, o que demonstra a abrangência e relevância da iniciativa. No Brasil, o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus coordena a Semana Nacional de Museus, que já está em sua 18ª edição. A partir do tema deste ano, todos os museus brasileiros vão refletir sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social.

Os desafios lançados pelo Ibram este ano são para que os museus olhem seus acervos procurando a representatividade dos vários integrantes do tecido social. E, também, que os museus intensifiquem sua articulação em redes, disseminando conhecimento e soluções, apoiando o desenvolvimento e as ações dos demais, de modo a diminuir a desigualdade no tratamento e perspectivas oferecidas aos seus públicos.

Deixar um comentário

%d blogueiros gostam disto: