Geral

SESAU DISPONIBILIZA PAINÉIS DE MONITORAMENTO PARA POPULAÇÃO ACOMPANHAR DADOS EPIDEMIOLÓGICOS EM TEMPO REAL

Com a pandemia da Covid-19 a população de Campo Grande se habituou a acompanhar os dados epidemiológicos do município diariamente, para ficar atualizada da situação no município e, com registros de diversos agravos sendo lançados constantemente nos sistemas do Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu uma plataforma para acompanhar em tempo real o avanço das doenças que geram preocupação nos moradores. 

Através do painel de monitoramento do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-CG), a população consegue acompanhar e comparar dados de arboviroses e síndromes respiratórias no ano corrente e no anterior. “Para a secretaria, este painel tem o objetivo de orientar quais tomadas de decisões devem ser feitas antes mesmo da situação ficar crítica, já a população consegue acompanhar em tempo real como está o cenário no município”, explica a coordenadora Cievs-CG, Vanessa Aquino. 

“Em um exemplo claro, conseguimos ver a comparação da epidemia de dengue que tivemos no ano passado, e como ela se comporta neste ano. Em 2022 o pico dos casos no início do mês de maio, quando se registrou 1.700 notificações em uma semana, já nesse ano vimos que o pico aconteceu antes, em abril, mas com um número menor de notificações, sendo no máximo 1.405”, conclui Vanessa. 

Estes painéis passaram desde o início deste ano, a ser elaborados durante o crescimento no número de casos de síndromes respiratórias em crianças. Observando-se a necessidade do acompanhamento dos casos e a necessidade de atuação em tempo oportuno, a estratégia foi expandida para acompanhar também as arboviroses, como dengue, zika e chykungunia, os atendimentos na rede de urgência e emergência e os óbitos na Capital. 

“Garantimos, assim, o acesso transparente à informação para toda a população com a celeridade e qualidade adequadas”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites. Os painéis podem ser acessados neste link, fazendo a filtragem necessária, inclusive pela região de interesse, caso haja essa informação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande

Deixe uma resposta

%d