Política

“Vamos trazer a tecnologia de volta para as salas de aulas de Campo Grande”, diz Beto Pereira

Pré-candidato do PSDB à Prefeitura da capital, ele pretende investir no que há de mais moderno na educação

A tecnologia desempenha um papel crucial na modernização do ensino e na preparação dos alunos para os desafios do século XXI. A incorporação de ferramentas digitais e recursos tecnológicos nas salas de aula facilita o acesso a informações atualizadas, promove a interatividade e o engajamento dos estudantes, e permite a personalização do aprendizado de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. 

Além disso, a tecnologia auxilia na capacitação contínua dos professores, proporcionando-lhes acesso a plataformas de formação e desenvolvimento profissional. Em um mundo cada vez mais digital, a integração tecnológica nas escolas não só enriquece o processo educacional, mas também prepara os alunos para um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município. 

No entanto, o que se vê na capital do Mato Grosso do Sul, hoje, é a tecnologia sendo expulsa das salas de aula. “A primeira coisa que a atual gestão fez foi acabar com as salas de tecnologia das nossas escolas”, lembra o deputado federal Beto Pereira, pré-candidato do PSDB à prefeitura de Campo Grande. “É inconcebível. Já fomos referência nacional por conta das salas de tecnologia. Foi um erro irreparável. O governo do Estado está levando internet de banda larga – numa parceria pública privada – para todos os prédios públicos. Nós vamos aderir a esse termo de cooperação e vamos ter rede de banda larga e internet de qualidade nas escolas”, afirmou.

Para Beto Pereira é preciso disponibilizar ferramentas de tecnologia para os professores, laboratórios e lousa digital. “Temos que ter formação continuada em tecnologia para os professores. Hoje, tem diretor que paga a internet do próprio bolso”, afirma.

Quando foi prefeito Beto Pereira distribuiu um computador para todos os alunos e professores da rede pública

Para ele, a tecnologia é vital, também, para ajudar a administração da Rede Municipal de Educação (Reme) a gerir. “Temos que dar acesso a ferramentas tecnológicas para matrícula, para diário, para boletim, para controle, para uma série de providências administrativas que são importantes e necessárias e que hoje tomam tempo do professor e trazem transtornos administrativos. Portanto, a tecnologia é fundamental”.

Ações na prática

Beto Pereira foi prefeito de Terenos por duas gestões (2005 a 2012). Em 2010, implantou no município o projeto UCA (Um Computador por Aluno). Em parceria com o governo federal, o UCA foi criado para promover a inclusão digital, e ofereceu um mini-computador por aluno e por professor. Terenos foi um dos seis municípios brasileiros – o primeiro do Centro-Oeste – selecionados para receber o projeto, que atendeu todas as nove escolas públicas da cidade e beneficiou um total de 3,2 mil alunos e 220 professores.

Deixar um comentário