Geral

Aplicativo oferece viagem gratuita até o Hemosul para doadores de sangue

O aplicativo de transportes Uber iniciou uma nova parceria para apoiar o enfrentamento à pandemia global de coronavírus. A empresa vai custear a viagem – ida e volta – de doadores de sangue que queiram se deslocar para o Hemosul em Campo Grande até o dia 30/06.

Um código promocional específico dará viagens gratuitas no valor de até R$ 30 para cada trecho. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens e ter o Hemosul como origem ou destino. Veja como ativar o código de desconto:

1 – No aplicativo da Uber, selecione a opção “Pagamento”
2 – No item “Promoções”, selecione a opção “Adicionar código promocional”
3 – Insira o código 10MMUBERHEMOSUL
4 – Por último, clique em “Adicionar”

A campanha faz parte de um compromisso anunciado pela Uber no início da pandemia de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens e entregas gratuitas como forma de colaborar nos esforços de enfrentamento ao Covid-19. O Hemosul reforça que cada doação é capaz de salvar até quatro vidas e todos os tipos de sangue são bem vindos, em especial os tipos O- e O+, visto que são os que estão com estoque mais baixo no momento.

Devido à pandemia, o Hemosul adotou protocolo de segurança para evitar aglomerações. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. É recomendado agendar a doação pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 ou (67) 99298-6316. O Hemosul está localizado na av. Fernando Correa da Costa, 1.304.

Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida, é fundamental que as doações de sangue não parem neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo. O baixo estoque pode, inclusive, ser um grande problema para os pacientes mais graves acometidos pelo vírus

QUEM PODE DOAR SANGUE

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Recentemente o STF também derrubou restrição de doação de sangue por homossexuais

Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Autor: Glória Maria Pinho sob supervisão de Álvaro Marzochi.

Deixar um comentário

%d blogueiros gostam disto: