
Autoridades de saúde e especialistas estão perplexos com a doença misteriosa que acometeu mais de 500 pessoas no sul da Índia e ocasionou uma morte desde o último sábado (5). Após uma série de exames e testes, ainda não foi desvendada a causa da infecção.
Inicialmente, suspeitou-se que a doença seria fruto da contaminação da água, mas a hipótese foi descartada. A teoria mais recente é de que tenha sido por alimentos contaminados por agrotóxicos. A suposição, no entanto, se baseia no fato de que pesticidas são comumente usados na região, sem qualquer evidência científica.
“Ninguém sabe”, afirmou a diretora de saúde pública Greeta Prasadini, segundo a agência Associated Press.
A falta de ligação entre os casos é um dos principais fatores que confundem os especialistas. Todos os pacientes apresentaram resultado negativo para Covid-19 e outras doenças virais, como dengue e chikungunya. Além disso, as pessoas sintomáticas não vivem na mesma área e variam quanto à faixa etária – incluindo cerca de 70 crianças e poucos idosos.
Até esta terça (8), 546 pacientes haviam sido internados em hospitais após relatarem sintomas como náuseas, convulsão, vômito, tontura e secreção na boca. A maioria já se recuperou, mas 148 ainda estão em tratamento, segundo um porta-voz do governo.
Equipes especiais se dirigiram à cidade de Eluru, no estado de Andhra Pradesh, onde ocorreu o surto, para investigar a causa da doença. Amostras de sangue de alguns pacientes foram enviadas ao Instituto Indiano de Tecnologia Química, em Hyderabad, para serem examinadas.
As autoridades afirmaram que também realizaram uma série de tomografias computadorizadas do cérebro dos pacientes bem como testes do fluido espinhal cerebral, mas todos estavam normais. Os profissionais ainda aguardam resultados de exames adicionais.
O atual ministro-chefe de Andhra Pradesh, Jangmohan Reddy, se deslocou até Eluru e se encontrou com pacientes e familiares. O político fez um apelo para que “sejam bravos” e solicitou informações sobre o tratamento aos médicos. Ele instruiu as autoridades de saúde a tomarem todas as medidas para garantir o melhor atendimento aos infectados.
O ex-ministro-chefe do estado, Chandrababu Naidu, exigiu uma investigação “imparcial” e “completa” sobre o incidente. “O incidente #Eluru é apenas a ponta do iceberg. A negligência do governo e a deterioração dos serviços de saúde em AP [Andhra Pradesh] estão expostos hoje. É uma pena para qualquer governo se não puder fornecer necessidades básicas como água potável segura e limpa para nosso povo”, publicou em seu Twitter.
O surto da doença misteriosa ocorre em meio a uma crise sanitária no país, segundo mais atingido do mundo pela pandemia de Covid-19. Teme-se que o sistema de saúde já precário entre em colapso caso a enfermidade avance.
Fonte: Revista Época