Com MS em alerta, tornados e tempestades deixam rastro de destruição em Santa Catarina
Enquanto Mato Grosso do Sul espera passar o alerta de tempestade para 52 cidades, outro estado do país que também estava sob aviso começa a contabilizar os estragos feitos pela natureza. Durante a tarde de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15), tempestades severas e pelo menos dois tornados foram registrados em Santa Catarina.
De acordo com o portal G1, as rajadas de vento atingiram velocidade acima de 100 km/h e chegaram a derrubar caminhões. Segundo a Defesa Civil, ocorreu queda de granizo e chuva forte principalmente nas regiões Oeste e Norte catarinense.
De acordo com o informe do órgão atualizado às 11h, 830 pessoas estão desabrigadas e precisaram sair de casa, 120 tiveram os imóveis destruídos e 16 ficaram feridas, sendo duas em estado grave. Cerca de 4,2 mil habitações foram diretamente afetadas pelos fenômenos e ao menos 49 imóveis públicos tiveram danos. As pessoas desabrigadas estão recebendo lonas e colchões.
Dois tornados
O monitoramento meteorológico da Defesa Civil confirmou o registro de tornados nos municípios de Água Doce e Irineópolis. A distância entre as cidades é de 100 quilômetros.
O deslocamento da chamada supercélula, com características tornádicas, foi registrado na sexta-feira pelo radar meteorológico Oeste entre 15h30 e 15h35 no município de Água Doce.
Mais fotos e vídeos dos estragos podem ser conferidos no portal G1 ao clicar aqui.
Mato Grosso do Sul
O Ceptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiram alerta de tempestade neste sábado (15) para diversos municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso meteorológico é de que o fenômeno ocorra até a manhã de domingo (16).
O alerta do Inmet abrange 52 municípios do Estado com chuva de 30 a 100 mm (milímetros) com queda de granizo e ventos fortes. Já o Ceptec coloca em observação para o risco de tempestade em municípios do Centro-Sul.
De acordo com os institutos, além de temporais de forte intensidade, o alerta aponta para raios, rajadas e vento de moderada a forte e possibilidade de queda de granizo nesses locais.
Nestas ocasiões, a Defesa Civil orienta a população a não procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.