Camila JaraColunasPolítica

[artigo] Por que nós, mulheres, ainda temos que lutar por espaço nos legislativos? – Camila Jara

Você sabia que em Campo Grande, desde 1903, somente 18 mulheres ocuparam cadeiras no legislativo municipal? A primeira representante na Casa, Oliva Enciso, só foi eleita em 1955. O plenário da Câmara Municipal de Campo Grande foi batizado em homenagem a ela.

O pico de representatividade ocorreu na legislatura 2013-2016, quando sete vereadoras passaram pelo legislativo da Capital. De lá pra cá, a coisa só piorou. Na legislatura passada – 2017-2020 – eram somente duas mulheres, Dharleng Campos e Enfermeira Cida Amaral. Na atual, estou sozinha.

A lista de mulheres na Câmara Municipal é tão curta que vou escrever aqui, das mais antigas para as mais recentes: Oliva Enciso, Maria de Lourdes Widal Roma, Nelly Elias Bacha, Marisa Serrano Ferzelli, Marilene de Moraes Coimbra, Magali Marlon Picarelli, Maria Emília Sulzer, Maria Elena Flores, Tereza Name, Grazielle Salgado Machado Nishina, Thais Helena Vieira Rosa Gomes, Rose Modesto, Luiza Ribeiro, Carla Stephanini, Juliana Zorzo, Cida Amaral, Dharleng Campos e Camila Jara.

A situação se repete em nossa Assembleia Legislativa, onde temos somente a deputada estadual Mara Caseiro. No entanto, ela entrou no meio da legislatura por ser suplente do deputado Onevan de Matos, que faleceu. Antes, não havia nenhuma.

Se as mulheres representam 52% do eleitorado em Mato Grosso do Sul, qual o motivo para não ocuparmos ao menos a metade dos cargos?

Uma frase que eu sempre digo, mas não canso de repetir, é “quando nós, mulheres, não ocupamos os espaços de poder, dificilmente um homem que ocupe esses espaços conseguirá pensar em políticas públicas voltadas para nós”.

É urgente que pensemos em maneiras de reverter esse quadro.

É por isso que, mesmo sozinha por lá, estou em busca da ativação da Procuradoria da Mulher dentro da nossa Câmara Municipal. Será uma forma de termos nossas pautas ouvidas e estudadas mais a fundo, além de fiscalizar e acompanhar programas e receber denúncias. Em breve trarei novidades sobre essa iniciativa.

E você, já incentivou uma mulher a ocupar seus espaços hoje?

Camila Jara é vereadora em Campo Grande (MS). É a única mulher na Câmara Municipal e também a pessoa mais jovem na atual legislatura. Foi eleita para o primeiro mandato com 3470 votos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: