Esporte

Corumbá é bicampeão no futsal masculino dos Jogos Escolares; Maracaju desbanca atual campeã no feminino

As disputas do futsal nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul (12 a 14 anos) terminaram nesta quinta-feira (9), no ginásio da Unigran, em Dourados. O maior evento esportivo-escolar estadual, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS), teve a participação de 64 alunos-atletas de sete municípios. O formato, reduzido devido à pandemia da Covid-19, teve “blindagem” contra a transmissão viral, contando com protocolos rígidos de biossegurança e testagem completa dos participantes.

A Escola Tenir, de Corumbá, sagrou-se bicampeã no gênero masculino e representará mais uma vez Mato Grosso do Sul na fase nacional, os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que acontecerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ). O último título estadual veio em 2019, na Copa dos Campeões. No mesmo ano, na etapa brasileira, realizada em Blumenau (SC), a equipe pantaneira assegurou a terceira colocação.

Com a pontaria em dia e defesa sólida, a instituição de ensino da Capital do Pantanal fechou os Jogos Escolares deste ano com 27 gols feitos e nenhum sofrido. Na estreia, bateu o Colégio Raul Sans de Matos – Funlec (Campo Grande) por 7 a 0. Na sequência, duas goleadas pelo placar de 10 a 0: primeiro, contra Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa (Aral Moreira) e, depois, diante da E.E. Pastor Daniel Berg (Dourados).

A seriedade do time em quadra foi cobrada pelo técnico Dory Zolabarrieta, que tratou todos os três compromissos como “finais”. “Saímos de Corumbá com o pensamento de jogar sério, não sabíamos o que íamos encontrar pela frente. Todo mundo vem para querer ser campeão e representar o estado no nacional. Então, cada jogo foi uma final e jogamos para sermos campeões. Apesar de pouco tempo de trabalho, devido à pandemia, no fim deu certo e levamos o bicampeonato para casa”, enfatiza o treinador.

Campeão pela primeira vez nos Escolares, Thales Fernando Pinho, de 14 anos, foi um dos destaques da Escola Tenir, em especial pelos dribles e agilidade em quadra. “Estou me sentindo muito bem, é muito bom ser campeão pela primeira vez. Achei os jogos muito competitivos, mas jogamos bem, acredito que todos jogaram certinho, fizemos tudo o que aprendemos nos treinamentos”. Sobre a ida ao Rio, o camisa 10 mostra-se empolgado. “Estou ansioso e muito feliz com essa oportunidade”.

Entre as meninas, a Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, representante de Maracaju, desbancou a atual campeã, a Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, de Amambai. Com uma vitória para cada lado na chave, com três participantes, o duelo entre as equipes foi o que definiu o troféu.

Em confronto disputado centímetro a centímetro, a instituição maracajuense conseguiu se sobressair, fazendo 2 a 1. A primeira vitória no campeonato veio contra a Escola Estadual Roberto Scaff (Anastácio), por 4 a 1. Há 16 anos atuando como técnica, Maria Auxiliadora Fava vibrou muito após o apito final “Há anos viemos batalhando. No ano passado, fui campeã, teve Copa dos Campeões e fiquei em segundo. Agora, fomos coroadas com essa vitória”.

Para a treinadora, a viagem à capital fluminense abrirá novos horizontes para as meninas. “Vai ser maravilhoso, até porque as crianças vão ter a oportunidade de uma viagem. Muitas não têm condições de conhecer o Rio de Janeiro tão cedo e agora vão por meio do esporte ter essa chance”.

O sonho da aluna-atleta Maria Eduarda Melo é ser jogadora profissional de futsal e os Jogos Escolares da Juventude de MS a impulsiona para traçar este caminho. “É uma grande conquista na minha vida, sempre foi meu sonho, o das minhas colegas de time e da professora disputar os Jogos Escolares e ainda ser campeã. Espero que a gente continue com esse ritmo, sempre unidas. Futsal é minha vida, sempre foi, sonho em me tornar atleta profissional e graças à professora e às meninas somos grande campeãs.

Confira todos os resultados detalhados no link a seguir: Resultados – Futsal JEJMS 2021 12-14 anos.

Veja também todas as fotos: Galeria de fotos – Futsal JEJMS 2021 12 – 14 anos.

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul são realizados pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS).

Texto e fotos: Lucas Castro, Fundesporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: