Geraldo Resende reafirma embasamento científico para o combate ao Covid-19 em MS

Loading...

Em nota, o secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, o médico Geraldo Resende (PSDB) reafirmou todo seu compromisso com a ciência no combate ao coronavírus no Estado, que mesmo com o aumento de contágios e da letalidade, continua como a unidade da federação em situação menos grave.

Veja a nota do secretário

Como médico e secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul reafirmo que o embasamento científico sempre norteou e continuará norteando nossas decisões nas ações de combate e prevenção ao coronavírus.

Até o presente momento, não existe tratamento comprovado para prevenir, tratar e curar a Covid-19. Existem pesquisas sobre diversos tratamentos farmacológicos em andamento, mas sem conclusão definitiva sobre a eficácia dos mesmos.

Importante deixar claro que a decisão pelo protocolo medicamentoso e sua prescrição são prerrogativa e responsabilidade individual do médico assistente e que deve haver, para o seu uso, consentimento do paciente, bem como anuência e concordância dele e/ou da família.

Alerto para os riscos de auto medicação e também para a falsa sensação de segurança que “tratamentos profiláticos” podem trazer às pessoas. O isolamento social, o uso de máscaras, as etiquetas de higiene ainda são os únicos antídotos contra o novo coronavírus.

O medicamento hidroxicloroquina e outros sempre estiveram e estão à disposição no Mato Grosso do Sul. Existem em grande quantidade no estoque da Secretaria de Estado de Saúde, e foram distribuídos aos hospitais. Reitero que a prescrição é prerrogativa do profissional médico assistente e de sua inteira responsabilidade e, repito que deve haver, para o seu uso, consentimento do paciente e/ou dos familiares.

GERALDO RESENDE
Secretário de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul

Loading...

Notícias Destaque

Mail Icon

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das últimas notícias, só preencher abaixo.

Leave A Comment