EducaçãoPolítica

Gleice Jane requer polo de provas presencial de processo seletivo em Corumbá

Professoras e professores de Corumbá e Ladário estão mobilizados e realizaram abaixo-assinado que já conta com mais de 400 assinaturas

A deputada Gleice Jane (PT) apresentou hoje na ALEMS indicação sobre a necessidade de estabelecer um polo de aplicação de provas do processo seletivo do Estado na cidade de Corumbá. A demanda é respaldada por um abaixo-assinado contendo mais de 400 assinaturas de professoras e professoras da cidade e também de Ladário.

A demanda foi trazida ao mandato pela Professora Rosinha, vice-presidente regional da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) em Corumbá e Ladário. De acordo com ela, no processo serão selecionados profissionais que atenderão 10 escolas da rede estadual das duas cidades e a previsão é que o edital seja publicado nos próximos dias, para aplicação das provas em dezembro ou janeiro.

“Há uma reivindicação para que o processo seletivo que vai acontecer em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados também aconteça em Corumbá. Porque sair de Corumbá para vir até Campo Grande em uma estrada que está difícil de trafegar, com uma distância de ônibus de 8hde viagem, eles chegam cansados. Então a condição  para estar no processo da prova não é a mesma”, afirmou a parlamentar, durante a sessão legislativa desta quarta-feira (08).

A deputada enfatizou a importância de garantir igualdade de acesso aos professores e reduzir os custos financeiros e riscos associados às longas viagens para participar do processo seletivo. Ela apelou pela urgência da comunidade em apoiar essa iniciativa, que beneficiaria não apenas os professores de Corumbá, mas também aqueles que residem em Ladário, cidade vizinha, ambas somando uma população de mais de 120 mil habitantes, conforme dados do IBGE – Censo de 2022.

Com um novo processo seletivo para professores na rede estadual de educação de Mato Grosso do Sul previsto para o final de 2023, a parlamentar reiterou seu compromisso de trabalhar para garantir que professoras e professores de Corumbá e Ladário tenham igualdade de acesso e oportunidades na busca de suas carreiras na educação. A educação é uma prioridade em seu mandato e essa demanda representa um passo importante em direção a tornar o processo seletivo mais acessível e justo para todas as educadoras e os educadores da região.
Fonte: ALEMS

Deixe uma resposta