O Governo Federal enviou a Secretaria de estado de Saúde pré-pauta de distribuição com previsão de novo lote com 38.400 doses de vacina contra Covid-19 da Janssen para Mato Grosso do Sul. O Ministério da Saúde ainda não informou a data e o horário da chegada dos imunizantes.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou que o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) havia enviado solicitação ao Ministério da Saúde para que fosse enviado a quantidade de doses suficientes para vacinar toda a população do Mato Grosso do Sul. Entretanto, o Ministério já havia definido distribuir a vacina para todos os Estados do País.
“Infelizmente não será possível reverter essa decisão do Ministério da Saúde, apesar do esforço de todos. Vamos continuar imunizando a população com as doses que o ministério nos enviar. Pedimos para que a população continue seguindo as medidas restritivas para ajudar a conter o Coronavírus”, disse.
As doses da vacina da Janssen serão distribuídas aos 79 municípios. A quantidade que cada município irá receber será definida, após confirmação do Ministério da Saúde, com todas as Secretarias Municipais de Saúde em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e publicado no Diário Oficial do Estado.
Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 1.332.712 pessoas, sendo 951.374 com a primeira dose e 381.338 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 33,86% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 13.57% foram imunizados com a segunda dose.
Airton Raes, SES
Foto: Edemir Rodrigues (arquivo 25 de fevereiro de 2021)