Política

Lula se pronuncia sobre atos terroristas em Brasília

Foto: Reprodução

O presidente Lula se pronunciou na tarde deste domingo (08) sobre os atos terroristas em Brasília. O chefe de Estado estava cumprindo uma agenda em Araraquara, São Paulo, para prestar solidariedade as famílias atingidas pela última forte chuva no município.

Segundo o presidente, os terroristas aproveitaram “o silêncio do domingo” para invadirem e destruírem os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Lula chamou os terroristas de fascistas e de “o que há de mais abominável na política”. O presidente culpou a polícia do Distrito Federal pelos atos, “incompetência e má fé das pessoas que cuidam da segurança do DF”.

Além disso, Lula garantiu que os golpistas serão encontrados e punidos, “vamos descobrir quem são os financiadores de quem foi a Brasília hoje, todos eles pagarão com a força da lei”.

Decreto

Durante seu discurso, o presidente leu o decreto que permite a intervenção federal no Distrito Federal com objetivo de manter a ordem pública após a invasão dos terroristas nos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

O decreto vai vigorar até 31 de janeiro. Com a intervenção, os órgãos de segurança pública do Distrito Federal ficam sob responsabilidade do secretário executivo do Ministério da Justiça Ricardo Garcia Cappelli, com subordinação a Lula.

Deixar um comentário