Política

Morre o deputado estadual e ex-prefeito de Naviraí Onevan de Matos, aos 77 anos

Foto: Victor Chileno/Alems

Morreu nesta sexta-feira (13) o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), aos 77 anos, vítima de infarto durante cirurgia de cateterismo. O parlamentar teve covid-19, mas se curou e estava internado em São Paulo para tratamento de uma infecção respiratória.

Onevan estava concorrendo ao comando da Prefeitura de Naviraí, município no qual já tinha sido prefeito. Testou positivo para o coronavírus no dia 22 de setembro e teve de interromper a campanha para ficar em quarentena.

No dia 18 de outubro, através de nota, a assessoria do parlamentar informou que ele tinha se curado da covid-19, mas seria transferido para São Paulo afim de realizar o checkup e exames complementares para o seu pronto e total restabelecimento médico.

No entanto, a situação clínica de Onevan se agravou, com a evolução para pneumonia e o político acabou não resistindo durante procedimento de cateterismo.

Trajetória

Mineiro de Frutal – hoje Itapagipe –, Onevan José de Matos nasceu em 17 de dezembro de 1942. Sua trajetória política teve início como vereador, por dois mandatos, no município de Jales (SP), ainda pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

Onevan de Matos chegou em Naviraí, então Estado de Mato Grosso, no ano de 1975, para exercer a sua profissão: advogado.

Em 1978, logo após a criação de Mato Grosso do Sul, foi eleito deputado estadual na primeira Legislatura do Estado, participando da elaboração da 1ª Constituição da nova unidade da federação. 

Em 1983 tomou posse em seu segundo mandato de deputado estadual. No seu terceiro mandato, que se iniciou em 1987, Onevan de Matos se licenciou do Parlamento Estadual para concorrer ao cargo de prefeito de Naviraí. Vitorioso na eleição, deixou a Assembleia Legislativa em 31 de dezembro de 1988 para assumir a prefeitura.

Em 1998 foi eleito pela quarta vez deputado estadual em Mato Grosso do Sul, sendo reeleito em 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018.

Deixar um comentário

%d blogueiros gostam disto: