MS Supera convoca 165 estudantes para bolsa de um salário mínimo; envio de documentos vai de 3 a 13 de novembro

O Governo de Mato Grosso do Sul convocou candidatos do cadastro de reserva do programa MS Supera para preencher 165 vagas da bolsa de estudo de um salário mínimo por mês. A convocação está na Resolução Sead nº 177, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE nº 12.317) de quarta-feira (28). Os convocados precisam enviar a documentação pelo sistema do programa de 3 a 13 de novembro.
É a terceira convocação do cadastro de reserva do processo seletivo 2026. Segundo a resolução da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), as vagas surgiram com o desligamento de beneficiários por desistência, conclusão de curso, pedido ou descumprimento das regras de permanência. O cadastro de reserva vale até 31 de março de 2027. O programa tem 2.500 bolsas para alunos de baixa renda de cursos técnicos de nível médio e de graduação, em instituições públicas ou privadas.
A lista com os nomes está no anexo da resolução, publicada no DOE e na página do programa no site da Sead.
Documentos exigidos (pelo sistema MS Supera)
– Comprovante de residência em MS atualizado (até 90 dias), junto com o comprovante da condição de moradia (aluguel, IPTU 2026, financiamento, escritura ou declaração de cedência, entre outros), em um único PDF;
– Comprovante de renda formal ou informal (até 60 dias) do candidato e de todos os membros do núcleo familiar com 16 anos ou mais, se for o caso;
– Histórico escolar atualizado;
– Comprovante de matrícula atualizado;
– Declarações, no formulário do sistema, de que não tem outra graduação concluída, não recebe outro benefício com a mesma finalidade e não tem outro membro do núcleo familiar no CadÚnico já beneficiário do programa.
Quem não enviar os documentos no prazo, não preencher o formulário ou não tiver a documentação validada fica inabilitado para receber o benefício, diz a resolução.
Cronograma
| Etapa | Data |
|—|—|
| Envio de documentos | 3 a 13 de novembro |
| Análise pela Sead | 16 a 27 de novembro |
| Resultado final | 30 de novembro |
| Assinatura do Termo de Concessão (no sistema) | 30 de novembro a 7 de dezembro, até 23h59 |
| 1º pagamento | Até 5 dias úteis após o fim do prazo de assinatura |
| Demais parcelas | Até o dia 10 de cada mês |
O valor é de um salário mínimo nacional vigente, pago por Pix. A chave Pix tem de ser obrigatoriamente o CPF do próprio estudante. Menores de idade assinam o termo junto com pai, mãe ou responsável legal, de preferência pela assinatura gov.br.
Quem pode receber
Segundo a Agência de Notícias MS, o estudante precisa ter renda individual de até 1,5 salário mínimo (se mora sozinho) ou renda familiar total de até 3 salários mínimos; estar aprovado ou matriculado em curso técnico ou superior (presencial ou EAD autorizado pelo MEC) em instituição com polo em MS; não ter curso superior concluído; morar em MS há mais de 2 anos; e estar inscrito no CadÚnico.
Serviço
| | |
|—|—|
| Quem | 165 convocados do cadastro de reserva (lista no DOE e no site da Sead) |
| Onde enviar | Sistema MS Supera: https://www.mssupera.ms.gov.br/ |
| Prazo | 3 a 13 de novembro |
| Resultado | 30 de novembro |
| Benefício | 1 salário mínimo por mês, via Pix (chave = CPF do estudante) |
Fontes:
– DOE-MS nº 12.317, 28/10/2026, págs. 63–79 — Resolução Sead nº 177, de 27/10/2026, e anexo (3ª convocação cadastro de reserva): https://agenciadenoticias.ms.gov.br/wp-content/uploads/2026/10/MS-Supera-convocacao.pdf (165 vagas, documentos, prazos 3–13/11, 16–27/11, 30/11, 30/11–7/12 23h59, Pix CPF, 5 dias úteis/dia 10, cadastro de reserva até 31/03/2027)
– Agência de Notícias MS / Sead, 28/10/2026 10:58 (atualizada 16:57) — «MS Supera: Governo convoca 165 estudantes para bolsa de estudo de 1 salário mínimo»: https://agenciadenoticias.ms.gov.br/ms-supera-governo-convoca-478-estudantes-para-bolsa-de-estudo-de-1-salario-minimo/ (requisitos, 2.500 bolsas, link do sistema)
– Apoio (imprensa, atribuído): A Crítica, 28/10/2026 10:15 — https://acritica.net/educacao/ms-supera-convoca-165-estudantes-cadastro-reserva-bolsa-salario-minimo/ ; JD1 Notícias — https://www.jd1noticias.com/educacao/2026/10/28/governo-de-ms-convoca-candidatos-do-ms-supera-para-preencher-165-vagas.html
Notícias Destaque
Assine nossa newsletter
Fique por dentro das últimas notícias, só preencher abaixo.

