CidadesEsporte

NA CAPITAL, 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER DEFINE METAS PARA OS PRÓXIMOS 8 ANOS

Mais de 300 pessoas participaram nesta sexta-feira (22), da 1ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer e definiram os temas para construir o Plano Municipal que terá duração de 8 anos. Realizado na Câmara Municipal, a Conferência contou com a presença de atletas, autoridades, imprensa, acadêmicos e a sociedade. E momento também foi marcado pela posse do Professor Doutor Rodrigo Terra, Presidente da Funesp, como membro na Academia Brasileira de Educação Física.

Com destaque para os resultados alcançados na área do esporte e do lazer o Prefeito Marquinhos Trad lembrou as melhorias nos parques e dos projetos existentes e acredita na participação popular para tomada de decisões. “Vejo muitas pessoas praticando alguma atividade e até brincando nos parques e isso tem feito com que diversas modalidades esportivas voltem a movimentar mais pessoas em nossa cidade levando qualidade de vida, saúde e garantindo até uma profissão a esses jovens e em 2020 vamos receber a Liga nas Nações em Campo Grande com a reinauguração do Ginásio Guanandizão”, afirmou Marquinhos.

Durante todo o dia, palestras e discussões na área do esporte e do lazer ajudaram a população a definir os temas que serão analisados para a criação do Plano Municipal de Esporte e Lazer.

Ao todo ficaram definidos nove temas norteadores, o que é uma vitória, conforme comentou Rodrigo Terra. “A Conferência é responsável pela construção das diretrizes do Plano, e hoje acontece a primeira conferência. Pela Lei é obrigatório acontecer de 4 em 4 anos e tem a função de organizar as diretrizes do Sistema norteador das políticas públicas do esporte e lazer, e organizar o primeiro Plano Municipal de Esporte e Lazer, e podemos comemorar porque essa construção foi feita com a população e juntos estamos trabalhando neste planejamento desde 2017 com a primeira reunião para a criação do Sistema Campo-grandense de Esporte e Lazer”, explicou.

Em parceria com a Câmara Municipal de Campo Grande, a Conferência trouxe palestrantes nacionais como o Secretário Nacional de alto rendimento, Emanuel Rego, e o vice-presidente da Associação Brasileira de Educação física, José Fernandes. Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Prof. João Rocha é fundamental discutir políticas públicas para o esporte. “É uma alegria muito grande sentir esta Casa repleta de pessoas que estão aqui para comemorar e fomentar o esporte na cidade nos orgulha muito de ver o trabalho que vem sendo feito por toda equipe da Prefeitura, com o apoio desta Câmara de Vereadores que vem fornecendo todas as ferramentas e melhorando o esporte na Capital”, avaliou.

Conferência

Os temas norteadores que foram aprovados para a construção do Plano Municipal de Esporte e Lazer foram: Formação esportiva, Esporte para toda a vida; Excelência esportiva; Eventos esportivos; Formação profissional; Produção do conhecimento; Governança e promoção do controle social, Infraestrutura esportiva e Financiamento. As proposições que resultarem das discussões serão à base do Plano Municipal de Políticas Públicas para o setor, válido para os próximos oito anos.

A Conferência foi instituída pelo Decreto n. 13.873/2019 que regulamentou o Sistema Campo-grandense de Esporte e Lazer, e contou ainda com palestrantes que apresentaram cenários regionais do esporte e do lazer com a participação da Profa. Júlia Marques Silva – Chefe da Assessoria de Assistência aos Órgãos Colegiados da Prefeitura Municipal de Campo Grande, e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) os Professores Doutores Júnior Vagner Pereira da Silva e Dirceu Silva.

Posse

Na Conferência, Mato Grosso do Sul ganhou o primeiro imortal da Academia Brasileira de Educação Física com a posse do Professor Dr. Rodrigo Terra, que assumiu a cadeira número 11, das 35 existentes. Com história de academia e gestão Rodrigo é Mestre em Educação, Doutor em Ciência do Exercício do Esporte,  presidiu a Fundação Estadual de Esporte e Lazer (Fundesporte) e foi Secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso Sul. Atualmente é Presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e Preside o Conselho Municipal de Esporte e Lazer, além disso, tem publicações em revistas e livros na área do esporte e do lazer.

A Conferência teve a parceria da Fundação Municipal de Esportes e apoio da Câmara Municipal de Campo Grande, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), entre outras instituições.

Deixar um comentário

%d blogueiros gostam disto: