Política

Vice Prefeito de Corumbá intervém junto ao Governo pelos produtores do pantanal. 

O vice-prefeito de Corumbá, Dirceu Miguéis Pinto, que também é produtor rural no pantanal sul-mato-grossense visitou a convite o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, na última segunda feira, com a missão de ser o porta-voz dos criadores do pantanal, na oportunidade entregou, alguns pedidos e sugestões ao mandatário máximo do Estado.

A reportagem apurou que Dirceu Miguéis abordou dois temas junto ao governador, o primeiro que trata da logística de infraestrutura de abastecimento e escoamento da produção da região do paiaguás, por meio da construção de duas estradas, uma saindo do porto São Pedro e a outra saindo do Porto Zé Viana, antigo Porto do Alegre, cortando o baixo e o medio pantanal de oeste a leste. A construção é uma reivindicação antiga dos produtores da região, que deixará a produção mais competitiva, com maior possibilidade de escoamento, com maior velocidade, diminuindo assim custos operacionais.

O segundo tema abordado foi sobre mudança, alteração ou correção no DAP (Declaração Anual do Produtor). O DAP é a revalidação anual de inscrição de produtor agropecuário ou de indústria extrativa vegetal, mediante a apresentação, pelo contribuinte. 

O procedimento tem regras e instruções próprias. Dirceu Migueis pontuou ao governador que devido à forte seca e estiagem dos últimos 5 (Cinco) anos, o produtor foi obrigado a lançar, a proporcionalidade de natalidade exigida pela legislação, porém, a taxa de natalidade e o índice de sobrevivência caíram muito, devido aos pastos mais secos e escassos. “Dirceu pontuou que não é possível lançar estas perdas no sistema, levando há uma inconsistência entre o estoque declarado e o existente no pasto, gerando uma disparidade grande na produção real”.

O Governador Eduardo Riedel, que também é produtor rural, pontuou “que apesar das grandes dificuldades de operacionalização do pleiteado, estes casos já ocorreram no passado, e verificará a possibilidade de fazer tais adequações para atender essa demanda do setor produtivo”. 

Riedel ainda convidou Dirceu Migueis para acompanhar os procedimentos destes pleitos junto aos órgãos do Governo do Estado que cuidam da fiscalização e da arrecadação junto aos produtores. 

Política

Na reunião, conversaram sobre as eleições municipais em 2024 e sobre o processo de construção de candidaturas em Corumbá. 

Dirceu Migueis Pinto, atual Vice Prefeito de Corumbá, é filiado ao MDB, partido  que faz parte da base aliada do Governo de Eduardo Riedel na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Dirceu que já foi quatro vezes vereador em Corumbá, tras consigo a bagagem da experiencia e sabe da importância de um legislativo forte na construção da política das cidades e vê com bons olhos a construção de um grupo junto com os vereadores para discutirem um projeto forte para administrar a cidade nos próximos anos. “Os vereadores são jovens, inteligentes e de uma geração que sabe, que o mundo está mais tecnológico e que esta bem atenta à rapidez e agilidade nas respostas  que o poder publico precisa dar para a sociedade, transformado assim a soma da Experiencia com a  Inteligencia e Energia da juventude em uma equação de sucesso”.

Dirceu pontuou que política se faz todos os dias, afinal é a arte do dialogo, e que não é crime nem problema tirar algum horário do dia para se falar em política, em projetos e construções futuras. 

“Pelos nomes ventilados até aqui, certamente Corumbá passará por uma renovação no Executivo Municipal, o que é salutar, essa mistura entre os mais experientes e os mais jovens cheios de gás, com certeza é uma fórmula de sucesso.

“Eu e o Prefeito Marcelo Iunes, somos oriundo da Câmara Municipal, e temos a certeza que está casa sempre forneceu bons nomes para a política de nosso municiípio”.

Deixe uma resposta