Meio AmbientePolítica

Ambientalistas pedem apoio ao vereador Zé da Farmácia para preservar corredor ambiental do Imbirussu

No último final de semana, o vereador presidente da Comissão de Meio Ambiente, Zé da Farmácia (PODEMOS) foi convidado pelo policial aposentado e youtuber, Sidnei Garcias de Freitas, do canal Di Freitas Viola de Cocho e pela diretora do Instituto Pantanal Vivo, Leize Demétrio da Silva para apurar as denúncias de poluição ambiental ao longo da área de preservação ambiental do córrego Imbirussu nas avenidas  Dom Antônio Barbosa entre a avenida Duque de Caxias e Euler de Azevedo.

Foi verificado diversos pontos de descarte ilegal de lixo e entulhos até mesmo dentro do córrego, degradação da mata ciliar, erosão próximo ao asfalto, queimadas ilegais das matas e usuários de drogas que utilizam o local que não é cercado.

“Infelizmente a população tem que se conscientizar que não se pode jogar lixo e entulhos nesta área de preservação ambiental, o pior dentro do próprio córrego. Isso não pode acontecer, pois logo ali, a menos de 500 metros existe Ecoponto de descarte de materiais da Solurb no bairro Panamá”, reclamou o vereador

Ecoponto a menos de 500 metros de onde se concentra o lixão, na rua Sagarana com Av. Prof. José Barbosa Hugo Rodrigues, no Jardim Panamá.

Para a diretora do Instituto Pantanal Vivo, Leize Demétrio é preciso que poder público tenha mais atenção ao zelar pela qualidade de vida da comunidade em torno a região proteger a fauna e a flora do córrego Imbirussu. 

Segunda ela, seria de grande importância que o poder público realizasse um estudo do impacto ambiental na aquela área para diagnosticar medidas que minimizem o prejuízo ambiental na região, que é cortada por grandes avenidas com enorme fluxo de veículos em alta velocidade. 

Leize explica que seria necessário que a Prefeitura cercasse o local, assim como ocorre em outros espaços de preservação ambiental, protegendo a área da intervenção humana, do descarte de lixo, queimadas ilegais até mesmo caças ilegais de animais, que ja foram flagradas. Outra preocupação é quanto ao atropelamento frequente de animais silvestres como capivaras, quatis entre outros que atravessam trechos entre as avenidas Dom Antônio Barbosa e Duque de Caxias, onde transitam veículos em alta velocidade, mesmo as vias tendo alguns quebra-molas e semáforos. 

O youtuber Di Freitas sugeriu também que fosse implantado vídeo monitoramento ou uma base física ou móvel da Guarda Municipal Metropolitana próxima a avenida Ministro Delfim Moreira, um dos pontos mais afetados para evitar o descarta ilegal de lixo e entulhos. 

O vereador Zé da Farmácia convidou os demais vereadores que compõem as comissões permanentes de Meio Ambiente e de Bem Estar Animal para estarem juntos na discussão deste problema na região do Imbirussu, que tem como belo exemplo O Centro de Educação Ambiental(CEA Imbirussu) Odilza Fernandes Bittar, que é todo cercado e protegido da degradação humana.

“Recebemos os ofício encaminhamos essas demandas para secretarias competentes, que são a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep),  Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para que as providências adequadas sejam tomadas”, finalizou o vereador.

Deixar um comentário