Economia

Bolsonaro apela a comerciantes para que lucro de produtos essenciais seja “próximo de zero”

Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na tarde desta terça-feira (8) que fez um “apelo” a donos de supermercados para conter a alta do preço do arroz. 

Em vídeo nas redes sociais, Bolsonaro disse que tem conversado com donos de redes de supermercados e que fez um “apelo” para que as margens de lucro de produtos como o arroz fiquem “próximas de zero”. O presidente acrescentou que não pretende tabelar preços.

“Tenho apelado para eles, ninguém vai usar a caneta Bic para tabelar nada, não existe tabelamento, mas pedindo para eles que o lucro desses produtos essenciais nos supermercados seja próximo de zero. Acredito que nova safra começa a ser colhida em dezembro, janeiro, de arroz em especial, a tendência é normalizar o preço”, disse o presidente.

Inflação no mercado

Além do arroz, produtos como feijão e carne também estão mais caros nos últimos meses. Entre as explicações estão as mudanças de consumo na pandemia e o dólar alto.

A inflação oficial no país até julho é de 0,46%. Mas uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que o custo da cesta básica já subiu bem mais do que a inflação em 16 capitais.

Fonte: G1

Deixar um comentário

%d blogueiros gostam disto: