Estudantes da Rede Estadual participam de evento sobre relações do metaverso com o mundo do trabalho
Cerca de 500 estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino), dos municípios de Campo Grande, Terenos, Sidrolândia e Bandeirantes, acompanhados dos seus professores, participaram nesta semana de um evento com foco nos ambientes virtuais, nas possibilidades profissionais que esses espaços oferecem atualmente e quais cargos estarão em alta em um futuro próximo. Realizado pela SED (Secretaria de Estado de Educação), além de uma palestra, os alunos e profissionais da educação tiveram contato com algumas tecnologias que permitiram a imersão no metaverso.
Superintendente de Informação e Tecnologia (SITEC), Paulo Cezar Rodrigues salientou que “o evento é o pontapé inicial para apresentar essa tecnologia que está chegando nas escolas da REE e para falar sobre a importância de se pensar o metaverso na atualidade e no mundo do trabalho”. “Vocês [estudantes do Ensino Médio] estão próximos das universidades e do mercado de trabalho, então é necessário que conheçam essas possibilidades”, disse.
Acompanhando alunos da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, de Sidrolândia, o coordenador do Ensino Médio Márcio da Silva Marqueti destacou que a tecnologia está presente nos componentes curriculares, principalmente nas Unidades Curriculares Eletivas, possibilitando aos estudantes o acesso e manipulação de novos recursos, mas há inovações – tais como os ambientes virtuais – que devem ser estudadas.
A estudante Isabela Pereira Gonçalves experimentou a imersão da realidade virtual e gostou das vagas disponíveis para se trabalhar com os ambientes virtuais. “Temos escutado sobre o metaverso, mas esse assunto ainda é novo, então o evento proporciona que não somente os alunos conheçam mais sobre essa e outras tecnologias, mas que a equipe escolar analise e discuta essas novidades”, disse Márcio da Silva Marqueti.
Acostumada com o ambiente dos games, Isabela Pereira Gonçalves, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, localizada em Campo Grande, ficou impressionada com o cenário que foi apresentado: “eu costumo jogar, mas tive pouco contato com a realidade virtual e a imersão que essa tecnologia possibilita”. “Não sabia que dava para trabalhar com o metaverso e gostei de saber sobre as opções de trabalho”, disse a estudante.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Helio Daher, é importante que os estudantes tenham acesso às novidades tecnológicas. “O mundo evolui rápido e vocês [estudantes] devem estar preparados para o futuro […] vocês entendem de internet, alguns já produzem conteúdo e querem viver essa nova onda que ela oferece, então é importante que compreendam e avaliem o que vai ser relevante, e uma dessas opções disponíveis é o metaverso e a sua relação com o mercado do trabalho”, declarou Helio Daher, secretário de Estado de Educação.
Thaís Davis, SED
Fotos: Ricardo Agra