CidadesMeio Ambiente

MPF no Pará solicita atuação do Ibama em terras indígenas ameaçadas por grileiros

Desde 2018, a atuação de grileiros na Terra Indígena Kayabi, localizada entre os municípios de Jacareacanga, no Pará, e Apiacás, em Mato Grosso, vem aumentando, segundo o Ministério Público Federal paraense.

O órgão observa que os invasores atuam para impedir o usufruto dos indígenas no local e lucrar com as terras. Além disso, também circulam armados livremente, ameaçando a segurança dos moradores.

A ausência do Ibama na área indígena favorece a ação de madeireiros e grileiros, na avaliação do Ministério Público Federal. Por isso, uma recomendação foi enviada à superintendência do órgão ambiental, no Pará, para que sejam planejadas e executadas ações de fiscalização no interior da Terra dos Kayabi. O Instituto deve ainda identificar ações que ferem a proteção ambiental dentro da área, incluindo desmatamento e garimpo ilegais.

O Ibama tem 10 dias para responder se vai acatar ou não à solicitação, a partir do recebimento. A reportagem solicitou um posicionamento do Instituto e aguarda retorno.

Deixar um comentário

%d blogueiros gostam disto: