EsportePolítica

No dia do futebol, vereadora Luiza Ribeiro apresenta Projeto de Lei de paridade de gênero no esporte

Hoje, (19), é um dia especial para os amantes do futebol, data em que se celebra o Dia do Futebol e amanhã (20) inicia a Copa do Mundo Feminina da FIFA. Diante desse cenário e comprometida com a promoção da igualdade, a Vereadora Luiza Ribeiro (PT) elaborou o Projeto de Lei 11.051/2023 com o objetivo a paridade de gênero na distribuição de recursos públicos destinados à realização, apoio, patrocínio e incentivo de modalidades esportivas e de paradesporto em Campo Grande.

Através deste projeto, será assegurado que tanto modalidades esportivas quanto o paradesporto tenham acesso justo a recursos e apoio governamental, eliminando qualquer forma de discriminação de gênero no financiamento de projetos e eventos esportivos. A proposta busca fomentar o desenvolvimento do esporte feminino e de paradesportos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Ao investir de forma equitativa nessas áreas, a vereadora acredita que será possível potencializar o talento e a capacidade de atletas mulheres e atletas com deficiência.

Luiza Ribeiro, ao apresentar o Projeto de Lei, reforça seu compromisso com a promoção de políticas públicas que priorizem a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres em todas as esferas da sociedade, incluindo o esporte. Ela ressalta que é dever do poder público criar condições para o pleno desenvolvimento de todas as potencialidades, independente do gênero, para construirmos uma cidade mais justa, diversa e progressista.

“Construir um Planeta 50-50 depende que todas e todos – mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação – trabalhem de maneira determinada, concreta e sistemática para eliminar as desigualdades de gênero. Portanto, esta proposição pretende contribuir para que o município de Campo Grande cumpra o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e os compromissos concretos da iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero” em todas as suas vertentes, inclusive no que se refere à igualdade de oportunidades entre os gêneros nas competições esportivas”, justifica a vereadora no projeto.

O Projeto de Lei 11.051/2023 encontra-se agora em processo de análise pelas comissões competentes da Câmara Municipal, onde será avaliado e debatido com a participação de todos os setores interessados. A expectativa é de que a iniciativa receba o apoio necessário para avançar e se tornar um marco na busca pela igualdade de gênero no esporte local.

Neste momento de celebração do futebol e de incentivo ao esporte feminino e ao paradesporto, a Vereadora Luiza Ribeiro reforça o convite a toda a sociedade para se unir nessa causa, tornando-se agentes de transformação em prol da igualdade e do desenvolvimento esportivo inclusivo em nossa cidade.
Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande.

Deixe uma resposta